BLOG



O que o impermeabilizante pode evitar?

29 de novembro de 2017

A vida útil de uma construção está diretamente ligada à presença de sistemas de impermeabilização, que protegem física e quimicamente as estruturas contra a ação da água. Assim, quando o responsável pela obra não valoriza essa etapa no processo, coloca toda a estrutura e demais elementos a mercê de patologias prediais. Além da falta de durabilidade da construção, conforto e segurança, usar impermeabilizante pode evitar o surgimento de:

– capilaridade ascendente: causada pela umidade proveniente do solo. Assim, a água sobe através de pequenos canais na parede do ambiente. A umidade pode atingir 50m e é a principal responsável pelo bolor e fungos em rodapés e pisos.

– eflorescência: mais comuns em cidades litorâneas, acontece por causa da maresia. É caracterizada por manchas brancas ou “esfarelamento” que surgem na parede.

– corrosão das armaduras: está ligada à qualidade da concretagem da estrutura e oxidação.

A oxidação acontece quando o material fica exposto ao contato com a umidade, necessitando, assim, de cuidados para prolongar sua vida útil.

– vazamentos em lajes: quando vazamentos em lajes acontecem, você pode esperar pelo pior: goteiras. A passagem de água passa através do concreto, faz com que as armaduras da construção fiquem sujeitas a danos em função da composição química da água. Como resultado temos a queda de marquises, por exemplo, uma vez que estas dependem da resistência do aço.

Investir em uma boa impermeabilização, além de evitar problemas, pode prevenir o desenvolvimento de fungos, bactérias e vírus que causam doenças respiratórias. Ou seja além de ser um questão visual, a impermeabilização é uma questão também de segurança e saúde.


Voltar